Cheiro de macho, todo mundo já ouviu essa expressão, mas o que seria esse cheiro, final? O fato é que o suor masculino funciona como um afrodisíaco para atrair o sexo oposto (e o mesmo sexo também, naturalmente), segundo um estudo de 2017 elaborado por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley.
O “androstadienone”, o feromônio encontrado no suor dos homens e, como aditivo, em numerosos perfumes e loções, aumentam os níveis de cortisol, um hormônio relacionado com o estresse e também com o estímulo sexual, segundo o estudo.
A publicação da revista “Journal of Neuroscience“, indica que os humanos, da mesma forma que os ratos, as borboletas e as traças, por exemplo, segregam um cheiro que afeta o sexo.
“Esta é a primeira vez que alguém demonstrou que se pode induzir uma mudança no nível hormonal das pessoas ao inalar um componente identificado do cheiro masculino”, disse Claire Wyart, diretora do estudo.
Mas independente do cheiro que o suor emana, há outros odores que despertam o prazer sexual (ou repelem) nos caras. Estamos falando de chulé, sovaco, virilha e outros que sua imaginação e tesão pedir. Mas precisamos, sobretudo, lembrar que esses odores são resultado da ação de bactérias. Este fenômeno denomina-se bromidrose, que se refere à secreção de suor que se torna malcheirosa graças à decomposição de bactérias que propicia, como é o caso do “chulé” (odor desagradável exalado pelos pés), por exemplo. Contudo, doenças e alimentação também podem alterar os odores corporais.
Se o cheiro corporal se torna um problema de ser combatido, é preciso procurar um especialista para tratar o problema que pode ser de caso cirúrgico. Mas se você apenas tem aquele suor pós-treino e seu crush gosta, então não tem com o que se preocupar.
Do Hornet
Deixe um comentário